Portal do Operador Nacional dos Estados

Perguntas Frequentes



2 - Qual o objetivo do projeto?

O sistema objetiva a geração dos eventos Registro de Passagem nos documentos fiscais transportados por intermédio da informação da placa do veículo e sua respectiva geolocalização, detectada por algum dispositivo ou tecnologia de monitoramento, o que auxilia nas ações de fiscalização de trânsito e de combate à sonegação.

Além disto, o sistema pode ser integrado às secretarias de segurança pública dos estados, auxiliando no monitoramento e cercamento eletrônico, visando principalmente a busca por veículos roubados.


3 - O que são operadores?

Operadores são agentes parceiros do projeto ONE que fornecem as leituras de placas de veículos ao sistema. Operadores podem ser Unidades Federadas, Agência Reguladora, Empresas Privadas Parceiras, Municípios, Concessionárias de Pedágio, Polícias, Portos, etc.

O ambiente do Operador Nacional dos Estados manterá uma base de operadores credenciados associados ao CNPJ do certificado digital que fará a comunicação com os Webservices do sistema.Todas as mensagens destinadas aos WebServices do ONE devem associar este CNPJ do operador para que o sistema possa realizar as validações necessárias.


4 - Quais tecnologias de captura que o ONE aceita?

O Operador nacional dos estados é independente de tecnologia de captura das placas, na mensagem XML poderá ser informado um equipamento de leitura do tipo OCR, uma antena leitura de tags RFID ou mesmo informar leituras apenas com a informação da geolocalização.


5 - Necessita credenciamento prévio para ser Operador ONE ? E qual requisito técnico para iniciar a utilização?

Sim, os Operadores são previamente cadastrados pelo ambiente autorizador da SVRS.Um novo operador deve firmar parceria com alguma Secretaria da Fazenda ou com o ENCAT, para que possa ser credenciado no projeto.

Será necessário um certificado digital do tipo e-CNPJ no padrão ICP-Brasil para estabelecer a comunicação com os serviços do ONE.Este CNPJ estará associado ao operador desde o seu credenciamento para garantir segurança e autoria das mensagens enviadas.


6 - A equipe do ONE ajuda a configurar as câmeras ou antenas dos operadores?

Não, o escopo do projeto ONE tem como responsabilidade receber um arquivo XML contendo os dados estabelecidos no Manual do ONE, nesse layout os dados principais são geolocalização, placa do veículo(em caracteres texto) e data / hora da leitura.

Toda operação dos equipamentos, manutenção, processamento OCR é feito no lado do Operador, sem nenhuma participação ou interferência da equipe do projeto ONE.


7 - Como enviar as fotos das placas ao serviço do ONE?

Na mensagem da leitura existe um campo para ser informada a foto, esta foto preferencialmente deve ser uma imagem de contexto da captura, onde possa ser identificado o veículo, além da placa.

A imagem informada no XML da leitura deve ser do tipo JPG e serializada no formato BASE64.

Deve-se tomar cuidado com o tamanho da imagem para que o tamanho total do arquivo XML não ultrapasse 512KB.


8 - Quais os passos para enviar leituras ao ONE?

Após o credenciamento do operador, é liberado o ambiente de homologação para testes. Após verificação de conformidade, o ambiente de produção será disponibilizado.

Para que possa enviar leituras, um operador deve primeiro consumir o serviço de Manutenção Equipamentos para cadastrar os equipamentos que capturam as leituras.

Nesse cadastro é informado um nome e ID para o equipamento, assim como a sua geolocalização(latitude/longitude).

Após concluída essa etapa, pode ser consumido o serviço de envio de leituras, onde será informado apenas o ID do equipamento que originou a informação.

Caso um equipamento seja desativado, ou tenha sua localização alterada, o operador deverá acionar esse serviço de Manutenção Equipamentos para efetuar essas atualizações conforme está descrito no manual do ONE.


9 - Existe um padrão de nomenclatura para os equipamentos?

Não existe uma regra formal, mas uma recomendação que o nome do equipamento permite uma fácil identificação de onde ele se encontra.

Um padrão sugerido que faciliata é o de utilizar PM + Código Munido IBGE(7 digitos) + Nome da Rua/Ponto de Referencia + Sentido da via.

Outro padrão adotado em rodovias utiliza Nome da Rodovia + Kilometro + Sentido.

Janela de Manutenção

As manutenções programadas do ambiente DFe são sempre efetuadas aos Domingos das 07h00 às 09h00. Pequenas manutenções sem risco de indisponibilidade (ou de baixo risco) serão programadas com até 36 horas de antecedência. Demais manutenções, serão comunicadas em tempo hábil. Ver previsão de manutenção no box abaixo.

Não há manutenção prevista para o próximo Domingo

Secretarias da Fazenda